segunda-feira, 22 de março de 2010

Diva Gaga




Stefani Joanne Angelina Germanotta
, mais conhecida como Lady GaGa, nasceu em Nova York, Estados Unidos, no dia 28 de Março de 1986. É Cantora, Compositora, Tecladista / Pianista de EletroPOP e Dance vencedora de 2 Grammy’s. O sucesso veio com seu primeiro álbum de estúdio, intitulado de The Fame, lançado em 2008, e que já passa dos 10 milhões de cópias vendidas pelo mundo, além de vender mais de 23 milhões de singles digitais e de ter sido eleito o melhor do ano de 2009 pela Last.FM, com mais de 18 milhões de execuções, se tornando o álbum mais escutado do ano passado no site. Seu primeiro single, Just Dance, alcançou o número 1 em várias paradas musicais do mundo, inclusive na Billboard. Poker Face, segundo single do CD, chegou ao 1º lugar em todas as paradas musicais oficiais do planeta, com exceção de Portugal e Itália. Até o momento, emplacou seus 5 primeiros singles entre o Top 10 da parada norte-americana.

Biografia

Quando criança, frequentou a escola privada Convento do Sagrado Coração, onde aprendeu a tocar piano e teve conhecimento do mundo da música. Aos 17 anos, foi estudar música na Universidade de Artes de Nova York. Antes de se lançar como cantora, escrevia canções para artistas da Interscope, como as The Pussycat Dolls.

Em 8 de Abril, lançou seu primeiro EP,
Just Dance EP, que continha 4 músicas (Just Dance, Beautiful, Dirty, Rich, Dirty Ice Cream e Rock Show).

No dia 13 de Julho, apresentou-se no Miss Universo 2008, no Vietnã, cantando seu primeiro single,
Just Dance. A apresentação foi extremamente importante pra divulgação da cantora e da música.

Logo, estourava nas paradas canadenses, e seu álbum foi lançado no dia 19 de Agosto, dando início também a
Mini Tour Haus Of GaGa, que divulgava seu primeiro álbum. O CD recebeu uma re-edição, contendo mais faixas, e foi lançado mundialmente no dia 28 de Outubro.

O segundo single do seu álbum-debut seria
Beautiful, Dirty, Rich, música que também serve de abertura para a série Dirty Sexy Money. O desempenho da faixa estava baixo, e a música que se tornou oficialmente o segundo single foi Poker Face, que foi e ainda é um sucesso pelo mundo inteiro.

O terceiro single de seu álbum-debut varia em cada região do mundo. Na Oceania, a música escolhida foi
Eh Eh (Nothing Else I Can Say). Na Europa, Paparazzi foi a faixa escolhida. No resto do mundo, LoveGame se tornou o terceiro single do álbum, música que alcançou o topo das paradas norte-americanas e top 5 na Billboard.

Em 2009, causou polêmica com o clipe de
LoveGame onde beija uma mulher. O fato foi confirmado por ela, que admitiu ser bissexual.

Neste mesmo ano lançou
The Fame Monster, um EP que foi originalmente denominado como uma reedição do seu álbum de estreia, The Fame, mas a editora discográfica Interscope confirmou que seria um segundo projeto da cantora. O álbum tem 8 faixas inéditas, e a edição deluxe inclui o seu primeiro álbum como disco bônus. Bad Romance, o primeiro single do EP, foi lançado digitalmente dia 19 de outubro de 2009.

No dia 11 de Março de 2010, lançou oficialmente o seu mais novo clipe,
Telephone, com a participação de Beyoncé. No primeiro dia, após ser postado no YouTube, o clipe com 9 minutos de duração, quebrou recordes de exibições em poucas horas depois de ser disponibilizado na rede, com nada mais, nada menos que 3 milhões de visualizações em menos de 1 dia.



Curiosidades

• Seu nome artístico é uma referência a canção ‘Radio Gaga‘, um sucesso dos anos 80 de Freddie Mercury (Queen).

• Aprendeu a tocar piano com 4 anos.


• Com 17 anos, se tornou uma dos 20 estudantes no mundo a conseguir admissão adiantada para a Tisch School Of The Arts em New York.


• Já trabalhou com
Britney Spears, The Pussycat Dolls, New Kids on the Block, etc.

• Frequentou o colégio com Nicky Hilton, e não
Paris Hilton como dizem por aí.

• Sua primeira aparição na televisão foi no NewNowNext Awards;


• Apresentou o episódio de estréia NewNowNext PopLab;


• Recusou uma proposta da Playboy e disse: “
Se eu fosse uma modelo glamour ficaria entusiasmada, mas para mim a música é tudo”, porém não descarta uma eventual mudança de planos.

• Seu personagem fictício preferido é Carrie Bradshaw, de Sex And The City.


• É considerada, por muitos, a nova Princesa do POP.


• Quer ser lembrada por ser importante para a música e cultura, e possivelmente, por mudar a cultura pop.


• Seu lugar favorito é Rivington Street em Nova York.


• É de origem italiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário